O verdadeiramente positivo

O projeto_secreto recebeu uma dica de um leitor chamado Daniel. Ele deixou um comentário no blog sugerindo que procurássemos o lama Padma Samten, em Viamão, na beiradinha de Porto Alegre. Obrigado, Daniel, foi uma conversa sensacional.

Fomos ao centro budista na Estrada do Caminho do Meio esperando lições espirituais pouco conectadas com o mundo real. Surpresa. Acabamos falando de Obama, da crise econômica mundial, das deficiênias das revistas brasileiras, em especial da Veja, e do que está errado no mundo. O lama nos contou que muita gente acredita que o budismo prega o isolamento do mundo real, mas que há aí um grande engano: o que ele quer é interferir no mundo, mudá-lo.

Segundo ele, a Terra foi colonizada por alienígenas. Não, não ETs verdes antenudos. Ele estava falando de um pensamento alienígena: o pensamento econômico, que converte tudo em dinheiro e que está em conflito com a humanidade. A crise mundial, diz o lama, é conseqüência disso.

Como viver nesse mundo? “Precisamos localizar o que é verdadeiramente positivo e manter-se dentro dele na medida do possível de um jeito verdadeiramente positivo.” Engraçado como esse conselho soou parecido com coisas que ouvimos de outras pessoas por aí, inclusive de um cara que se considera ateu, o Pereira.

Aproveitei para pedir um conselho. Como criar uma revista diferente, fora da tal lógica alienígena? A resposta dele me deixou animado. “Façam o que estão fazendo. Conversem com as pessoas. Não pensem no benefício econômico. Pensem em servir as pessoas.”

5 Responses to O verdadeiramente positivo

  1. Gustavo Gitti disse:

    Mas que beleza!!! Sou aluno do Lama Samten e fiquei muito feliz ao vê-lo aqui.

    Abs!

  2. Gustavo Gitti disse:

    Para quem quiser saber mais sobre o Lama Padma Samten:

    http://www.caminhodomeio.org/

    http://www.cebbsp.org

  3. Biba disse:

    Nossa, gostei do cara!

  4. Daniel disse:

    É uma honra contribuir com a viagem de vocês! Leitor de bons projetos é assim: não se contenta em apenas ler.

    Tenho me surpreendido também a cada encontro (livros e pessoalmente) com o Lama Samten – grande mestre de meu tatear para a meditação.

    Ao invés do link do meu blog, deixo aqui o do site do Instituto Caminho do Meio (administrado pelo amigo Gustavo Gitti acima – rs). Quem quiser conhecer, é só clicar no meu nome aí.

    Parabéns a vocês pelo desprendimento e arrojo ao aceitar minha dica.

    E os méritos são do Lama Padma Samten.

  5. Paulo disse:

    Hahaha… A cada post uma nova e boa surpresa. =)
    Estou me divertindo muito, acompanhando essa viagem(busca).
    Parabéns

Deixe um comentário

