Holandeses, puteiros e amadores

Ontem foi dia de folga. Peguei o carro e dirigi até Olinda, cidade que eu amo, para ir a um lugar que amo mais ainda: o bar Bodega de Véio. Ah, que delícia de bar. Cerveja de garrafa gelada, sanduíche frio de pão francês com mortadela, queijo palmira e manteiga, armazém de mantimentos à moda antiga, tão pequeno que as pessoas ficam sentadas no meio-fio do lado de fora. Juro que a cerveja de garrafa de lá é mais gostosa que as outras, embora eu não saiba explicar por quê.

Encontrei lá o Rogerman, vocalista do Bonsucesso Samba Clube, e contei para ele do nosso projeto. Ele resolveu colaborar com uns pensamentos.

  • Ele disse que está acontecendo um boom econômico no Recife e Olinda. “O maior investimento por aqui desde os holandeses!”, declarou, com a cerveja na mão.
  • Contou também da democratização e da decentralização da produção cultural. Por exemplo, me falou de um tal João do Morro, que faz axé music ruinzinha, mas local, 100% pernambucana, e está bombando na periferia. Parece que um dos sucessos dele é uma música que menciona todos os puteiros de Recife. O povo, que conhece os lugares que o João canta, adora.
  • Aí, como bons freqüentadores da Bodega, ficamos os dois tentando adivinhar o futuro. No mundo cada vez mais democrático, em que cada vez mais gente produz cultura, será que vai sobrar lugar para a gente, eu jornalista profissional, ele músico profissional? Será que os amadores vão nos tornar obsoletos? Nem eu nem o Rogerman sabemos a resposta, mas concordamos que, ainda que isso acabe nos custando o emprego, o mundo está interessante demais…
Anúncios

10 Responses to Holandeses, puteiros e amadores

  1. Baba disse:

    Viva tu, viva as igrejas de Olinda, a Bodega do Véio, todos os encontros do mundo e todas as pontes do Recife…..

  2. Opa galera! a gente se encontrou ontem no Salão Pernambuco Design. Só pra manter contato. Muito bacana a iniciativa da revista, especialmente a idéia de visitar outros centros fora de São Paulo.

  3. Denis Russo Burgierman disse:

    Bem vindo, Daniel. E viva a Baba!

  4. Flausino, L disse:

    lol lol lol Eu sabia que cês não iam resistir ao encnato da Veneza Pernambucana. Recife e Olinda (principalmente) mostram a vitalidade de um povo miscigenado, antenado e cosmopolita, isso tudo há mais de 2000 Km da Paulicéia! Aqui tem tem gente dioda que qrer revolucionar e salvar o mundo também. Tem quem cante o mngue, vive o mangue e protege o mangue. Se quiserem dicas, ficarei feliz em ajudar. Sou um mineiro apaixonado por Pernambuco: lucio.flausino@gmail.com

  5. Flausino, L disse:

    Ah! Bem vindos ao Recife!!!

  6. Flausino, L disse:

    Caramba, quase que me esqueço. Procurem ver se Roger de Renor tá em Recife.
    Ele é um agitador cultural, empreendedor, e produtor. Atualmnete apresenta um programa na TV Universitária no REcife e conheceu Chico Science. Vale muito a pena trocar uma idéia com ele. E… já sabem, tô doido pra colaborar.

  7. Denis Russo Burgierman disse:

    Valeu, rapaz! Acho que não teremos tempo de ver ninguém mais do que aquilo que já agendamos, mas agradeço a dica.
    abraço!

  8. chico science disse:

    poooo, olha o nome do cara nao eh ze do morro! eh joao do morro. e eh bom lembrar que quem estah produzindo ele agora eh gutie.

  9. chico science disse:

    que eh o mesmo cara do rec beat. que eh o mesmo festival enorme que bate em “concorrencia” com o abril pro rock que eh produzido pelo graaaaande paulo andre que era o graaande produtor do mangueboy que vos fala. e essa historia do mangue beat eh bem curiosa… mas se for pensar pela logica do tempo, a nova onda revolucionaria pop eh o brega! ateh que gutie tentou contagiar o mundo com a canto de boi de lirinha e sua trupe do cordel, mas acho que soh a leandra que comprou mesmo a historia e alguns hippies de santa teresa tambem. mas enfim, o bolo eh grande e cada um tem sua fatia. mas nossa hora vai chegar!

  10. Denis Russo Burgierman disse:

    ops, foi mal, corrigi lá já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: