Piada interna?

Hoje foi um dia genial. Começamos essa quinta-feira batendo um papo com o Raul Luna, designer, músico, videomaker, blogueiro… que é um cara muito bem articulado e cheio de opinião. Foi um papo sobre música misturada com imagem, misturada com karaokê, misturada com tatuagem de canetinha, misturada com opinião e sarcasmo, misturada com revista boa, misturada com um tiozinho alcóolatra fazendo intervenções na mesa ao lado.

O legal é que o Raul é um cara que curte revista mesmo e nos deu várias dicas bem pontuais do que ele gostaria de comprar nas bancas. E em meio a muitos toques interessantes, uma coisa ficou na minha cabeça:  piadas internas. Em um resumão do assunto, dá pra dizer que o Raul disse que “piada interna é legal, não tem que ter medo de fazer”. E citou o Cansei de Ser Sexy, que fez sucesso com letras de música cheias de piadinhas envolvendo os integrantes do grupo, as figuras da noite paulistana e as próprias referências musicais/culturais deles. E aí eu me lembrei que já haviamos conversado sobre desenhos animados como Procurando Nemo ou Shrek, que também tem um monte de piadas internas e são sensacionais. A versão americana do seriado The Office é outro bom exemplo. E fica bem engraçado. Mesmo quando você não entende completamente a origem da piada, dá pra rir um monte. E alguém já tinha falado antes (acho que foi o Dudu, em Brasília), que piadas internas são mesmo as mais legais.

A gente que está aqui viajando juntos há 3 semanas, por exemplo, já tem uma boa lista de piadinhas internas, que são repetidas à exaustão. E é sempre divertido. Mas é claro que tem gente que deve achar piada interna simplesmente uma coisa arrogante e sem graça. Como eu considero bom humor uma coisa muito séria (?!), achei que era importante perguntar o que vocês pensam.

E então, o que vocês acham, hein? Piada interna é do bem ou do mal?

Anúncios

8 Responses to Piada interna?

  1. Flausino, L disse:

    Pô, eu acho legal.
    Quando eu entrei na faculdade, há 4 anos (hoje tô com 22 quase terminando), lembro duma piada que faziam com um livro de Zoologgia dos Invertebrados. Ele é um compêndio sobre todos os grupos (ou seja, puta grosso – um catatau), e na piada um cobrador de ônibus se emocionava ao vê-lo nos braços do estudante calouro carregando.

    Engraçado é ver a cara de espanto de alguns com a piadinha, ou com o arremate que faziam dela – fato que em mim e alguns colegas gerava um questionamento: E se fosse pra sair formado em Biologia? Valeria a pena ser feliz no que faz, ou o desespero leva a escolhas forçadas (ser cobrador de ônibus), ou ainda, Será que ninguém vê outras alternativas fora funcionário público – funcionário privado – cobrador de ônibus.

    Hoje a cada nova turma de calouros a gente conta outra piada – a do ladrão ex-aluno e biólogo e usa a piada (depois das mesmas risadas nervosas) e comenta que existe vida que traz satisfação fora dos setores de meio ambiente de empresas, órgãos públicos ou empregos que distoam da Biologia. É trabalhoso mostrar um caminho novo. Mas aos poucos, a gurizada que quer ser bióloga aqui no Recife, vai abrindo a cabeça pra novos horizontes. E isso dá uma satisfação danada.

  2. Flausino, L disse:

    ah! Sou a favor. Sem preocupação com politicamente correto.

  3. giblanco disse:

    Legal, Flausino! Pelo seu exemplo, está provado que piada interna também é crítica social!
    Abs!

  4. chico science disse:

    mas raul diz isso pq vem de recife, onde fica todo mundo mangando um da cara do outro.
    ps: mangar eh tirar onda, rir. soh p a piada nao ficar taaaaao interna.

  5. Douglas disse:

    Eu sou a favor, mas porque vocês não fazem um teste?

  6. DaPaz disse:

    Piada interna já!!!!

  7. Maíra disse:

    Acho que tirar sarro de si próprio é uma coisa; fazer uma piada com referências que só a “staff” tem, é outra. Acho que tem que dosar mais para a primeira, menos para a segunda, mas sem tanto medo de fazer nem uma nem outra.

    Ih, que confuso que ficou! hahah. Acho que não pode ter grilo com isso, mas como leitora prefiro as primeiras.

  8. Lu disse:

    Acho q ‘e do mal, por isso cai bem pra quem ta rindo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: