Tecnologia, cultura e liberdade

Há exatamente uma semana, fizemos a última entrevista da nossa viagem, no Rio de Janeiro. O cara era Ronaldo Lemos, pesquisador da FGV, e conversar com ele foi sensacional. Resumiu boa parte dos papos que tivemos Brasil afora. Ou ele nos espionou o tempo todo e combinou secretamente com todas as pessoas com quem a gente conversou (hum… daria um trabalho…), ou de fato o mundo está convergindo para uma certa direção: a da CULTURA LIVRE. É incrível como, durante esse mês, ouvimos tanta gente falando em liberdade. E para continuar no assunto, segue a dica do livro do Ronaldo Lemos, “Direito, Tecnologia e Cultura”, editado em 2005 pela Editora FGV. Foi licenciado em Creative Commons, claro. E pode ser baixado no Overmundo. Vale a pena também assistir alguma palestra do Ronaldo no YouTube. Tem uma no Google de mais de 50 minutos, sobre produção cultural e liberdade no Brasil. E tem essa aqui, mais curtinha. Olha aí qual é a primeira coisa sobre a qual ele queria falar:

p.s.: estou aqui no processo de rever nossas filmagens e em breve prometo “youtubar” alguns trechos de conversas que tivemos com caras como esse moço aí. Aguardem!

Anúncios

3 Responses to Tecnologia, cultura e liberdade

  1. Felipe Obrer disse:

    Incrível e interessante ver como o que julguei serem informações iniciais para um projeto se desdobraram em intenções concretas. Do plano difuso ao plano prático existe uma estrada longa a percorrer. A grana continua sendo a mola-mestra. Mesmo assim, reforço a dica: dá pra ganhar dinheiro sem cobrar nada diretamente pelo produto final.

    Abraços,
    Felipe

  2. Denis Russo Burgierman disse:

    Valeu, Felipe
    Lembro bem que muitos dos primeiros passos desse caminho vieram da nossa conversa em Floripa. Por enquanto ainda estamos pensando e não fazendo. O prtojeto ainda precisa ser aprovado internamente na Abril. Mas acho que ele está ficando consistente…

  3. […] autorais. Mas segundo o Ronaldo Lemos, advogado e pesquisador da FGV do Rio – com quem tivemos uma conversa iluminadora no ano passado -, o problema é mais em baixo. Não adianta encarcerar os escandinavos e muito […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: