Design thinking?

“Design Thinking” é um método de inovação desenvolvido pelo povo da d.school, um instituto da Universidade Stanford, no Vale do Silício, Califórnia. A idéia básica é simples de explicar: fazer as coisas pensando no usuário delas. É tentar pensar com a cabeça do público, e não com a cabeça da empresa. É essa a filosofia básica da Apple, por exemplo – é assim que eles inovam, reinventam as coisas. Também é mais ou menos assim que a Toyota trabalha: pensando “de que carro as pessoas precisam?”

Nossa idéia é pegar um método que foi inventado para projetar produtos e, pela primeira vez, usá-lo para criar uma revista. O pessoal lá da d.school está animado: “nunca no mundo alguém criou uma revista assim”, o Scott Doorley, pesquisador de lá, me disse. Para resumir: não vamos tirar essa revista das nossas cabeças. Vamos viajar o Brasil, tentando entender do que as pessoas precisam. E só aí vamos sentar e usar nossas cabeças para encontrar o melhor jeito de atender essa necessidade. Enfim, fazer a revista que você quer ler, e não a que eu quero escrever.

Depois volto aqui para dar mais detalhes sobre o design thinking.

Anúncios

12 Responses to Design thinking?

  1. Bolivar Fernandes disse:

    Oi comecei a acompanha o blog Ultra depois que fiz uma pesquisa sobre ARG’s.

    sempre to atrás de novidades e costumo acompanhar tudo pela internet, mas ainda continuamos presos a mídias tradicionais…

    espero que isso mude pois com a internet fica mais fácil e mais rápido. Porém o conteúdo de internet sempre fica devendo para a mídia tradicional…

    acho muito interessante esse aspecto de mudança, parece até ano novo antecipado, espero que possam mesmo antecipar os gostos dessa nova galera que surge de vários lugares…

    será que é o fenômeno da cauda longa acontecendo…

    estou no mínimo curioso para ver o que vai acontecer, se será uma nova revista, ou apenas uma pagina da antiga virada…

    sucesso… e acompanharemos…

  2. Pra mim, os brasileiros clamam por cultura própria. Estamos cansados de best-sellers vindo de fora. Precisamos de uma revista que nos apresente a poesia recente, a prosa inovadora, a arte esquecida desde a Semana de 22. Mas não é isso! Quero velocidade, interatividade, pequenos bytes de muita informação. Seria legal vocês falaram de blogs diferentes, fotógrafos amadores, softwares livres. Até poderiam voltar com a idéia dos folhetins, porém com uma nova visão.
    E sobre a revista não ser mais vertical, que tal levarmos isso mais a fundo? Ela não ser vertical mesmo. A revista ser feita na horizontal, igual aqueles livros de criança. Seria diferente e com mais espaço para os prováveis infográficos.
    Da minha parte é só, boa sorte!

  3. Denis Russo Burgierman disse:

    uau, bem legal

  4. Só pra corrigir. É ‘Mas não é só isso’, e não ‘Mas não é isso’. Obrigado (:

  5. […] O métido Design Thinking – A viagem – Mais informações sobre Design […]

  6. Projeto Cisne disse:

    Queria saber mais sobre “Design Thinking”. Onde encontro informações? Outra, fiquei curiosíssima com o projeto secreto e queria contribuir de algum jeito. Mas não entendi muito bem ainda como… De qualquer forma, se quiser trocar figurinhas também sou uma jornalista que ama novas idéias e torce por um mundo melhor!

  7. […] e outras pesquisas centradas no ser humano, elementos que formam um dos pilares do chamado Design Thinking, não funcionam sozinhos como alavanca para gerar inovações de […]

  8. […] e outras pesquisas centradas no ser humano, elementos que formam um dos pilares do chamado Design Thinking, não funcionam sozinhos como alavanca para gerar inovações de […]

  9. Danilo Akiyoshi disse:

    Projeto secreto ??!!!¿¿¿ Bom se o assunto é segredo e voces esperam que isso se torne um tremendo sucesso e consiga de alguma forma interagir com inovacao com o publico! eu tenho a solução e as idéias mais surpreendentes e criativas que o mercado jamais pensou que pudesse existir.
    bem se qq ajuda for necessária é claro que poderei oferecer assim free, mas se for preciso que minhas idéias se tornem realidade, voces terão de trabalhar mto! e pagar por esse meu trabalho. è claro que estou disposto a ser humilde e oferecer tudo que sei e que pesquiso de forma aberta! espero q o projeto seja realmente um estouro ! aguardo novas!

  10. O texto é ruim: falta concisnao e até mesmo respeito à concordância.

    Os comentários são absolutamente primários.

    Quem esse Danilo acha que é?

    Gente. Revisa isso e comecem de novo, a ideia até é boazinha …

  11. Acho que estamos reinventando a roda novamente… A Gestão de Processos de Negócio – BPM, já traz este conceito com um de seus principais pilares. Se o Design thinking é fazer as coisas pensando no usuário delas, BPM chama isso de foco DO cliente, que é repensar o negócio com uma abordagem de fora-para-dentro através do olhar do cliente, ou seja, não basta ver o cliente, é preciso olhar através de seus olhos para entender o que ele quer realmente. Tudo isso de forma colaborativa, com processos capazes e visão de futuro.

  12. Dan disse:

    Mto interessante a abordagem que nosso amigo Sergio Calura fez.

    Agora, esse Jefferson Stringgers só criticou e não considerou mais nada além de sua propria arrogancia.

    Estou certo que a idéia eh otima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: